m

 

 

Por: Agência Regra

 

Apesar da grande popularidade dos chamados esports, os famosos jogos online de videogame que fazem sucesso entre jovens e muitos adultos, a Ministra do Esporte, Ana Moser, afirmou que estes não são esportes e, por isso, não investirá neste segmento enquanto líder na pasta. A ex-jogadora de vôlei comparou o treino de atletas de esports ao da cantora Ivete Sangalo e declarou que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música, e não faz dos jogadores desse tipo de jogo verdadeiros atletas.

 

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu”, afirmou a ministra. “‘Ah, mas o pessoal treina para fazer’. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, disse Ana Moser em entrevista ao UOL.

 

A fala de Moser gerou muita polêmica no meio dos gamers e o especialista Marco, do canal Boleiros Tips, explica que na verdade este tipo de jogo é um desdobramento dos esportes considerados atélticos. “O e-sport é uma ramificação dos esportes, assim acompanhando a evolução de um mundo cada vez cada vez mais globalizado e digital”, afirma. “É uma área que gera renda, patrocínio, possui campeonatos internacionais e vem crescendo amplamente no país. Não investir nesse ramo é um erro, pois muitos jovens precisam de apoio para seguir a carreira dentro dos e-sports”, completa o analista esportivo.

 

Muitos gamers defendem uma legislação para esse segmento e afirmam que essa é uma oportunidade de mudar histórias de muitos jovens. Exemplo disso é o streamer e ex-jogador de League of Legends (LOL) Baiano, que expressou nas redes sociais sua opinião a respeito da fala da ministra. “O mais triste na declaração da Ministra sobre não reconhecer os esports é perceber o despreparo sobre o assunto quando falado pelos políticos”, declarou. “Estão perdendo oportunidades gigantes de impactar a sociedade com as coisas mais puras do esportes: crescimento pessoal e transformação de vidas”, completou Baiano.

 

Marco, do canal Boleiros Tips, também concorda e vai além em sua análise. “O ponto principal é que são atividades em que requer competitividade, concentração, regras e objetivos definidos para superação dos adversários. Dessa maneira, preenche os requisitos para se considerar uma prática esportiva”, declara.

O que são esports?

 

Esporte eletrônico, ciberesporte ou esports, são alguns dos termos usados para as competições que utilizam-se jogos eletrônicos. Os esportes eletrônicos geralmente assumem a forma de competições de jogos multijogador organizadas, particularmente entre jogadores profissionais, individualmente ou em equipes

 

 

  • Marco está disponível para comentários. Conheça mais sobre o Boleiros Tips:

 

 

Youtube: https://www.youtube.com/c/BOLEIROSTIPS

Instagram: https://www.instagram.com/boleirostips/