Cinco vantagens da cirurgia robótica

Especialista fala sobre como optar pela técnica pode ser benéfico para pacientes

               Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos vêm trazendo uma série de inovações, inclusive para a medicina, com descobertas de novos remédios, vacinas e até mesmo cirurgias com a ajuda de robôs. É isso, mesmo! A cirurgia robótica chegou no Brasil há um tempo, e com pequenas incisões, passou a ser utilizada em alguns casos, segundo o especialista em cirurgia robótica, Dr. Guilherme Berenhauser Leite. Pensando nisso, o médico nos contou cinco vantagens de optar por essa técnica.

  1. Diminui as complicações:

Como são feitas pequenas incisões, o risco de sangramentos e a dor são menores, assim como a taxa de infecção. Os movimentos do robô são mais precisos, permitindo uma manipulação mínima de estruturas adjacentes.

  1. Menor tempo internado e se recuperando:

A cirurgia robótica acaba sendo sempre a solução mais eficaz e menos invasiva. Por ser menos traumática, permite um menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida, em comparação a cirurgia aberta tradicional. Permitindo retorno mais rápido às atividades normais, mesmo em procedimentos de grande porte.

  1. Segurança:

A ideia de ter o apoio da plataforma robótica é reduzir o risco do procedimento, além de filtrar movimentos indesejados e tremores nas mãos do cirurgião, a plataforma robótica permite movimentos mais precisos e delicados.

  1. Resultados estéticos:

Como as incisões são menores que 1 cm, a parte estética tem um benefício maior do que procedimentos convencionais.

 

  1. Eficácia:

Todas as cirurgias são feitas de maneira minimamente invasiva,  com maior precisão, estabilidade e, também, visibilidade, no caso 3D, o que pode resultar em cirurgias mais seguras e eficazes.