A editora paulistana “Selo Editorial Independente” anunciou nos primeiros 2 meses de 2024, 6 lançamentos que acontecem durante o ano. Conversamos com a editora-chefe e também proprietária da marca, Brenda Rodrigues, sobre o sucesso de 2023 que parece ter migrado para 2024.
Brenda nos conta que está feliz com o resultado de todo o seu trabalho em 2023 após assumir sozinha o quadro societário da editora: “Estou orgulhosa que consegui tornar a editora melhor do que antes, e por ter percebido que mais pessoas fazendo a gerência nem sempre significa trabalho fácil e rápido, às vezes é menos produtivo.”
A editora, que teve um faturamento superior ao ano de 2022, quando mantinha sociedade compartilhada, agora sob supervisão total de Brenda desde 2023, segue disseminando sua existência pelo país e também pelo mundo. Brenda nos conta um pouco sobre o planejamento em 2023: “O planejamento foi não desistir e fazer o que você realmente acredita. 2023 foi um ano difícil, muita coisa nova chegando mas também com um ar de alívio. No fim de 2022 eu estava de frente pro mar jogando flores para Yemanjá, fiz aquele pedido – me livre de todo mal e afaste tudo que for ruim – o ano mal virou e a sociedade acabou, senti como uma resposta do fundo do mar e do universo.” Conta ela rindo.
A editora segue sendo procurada por escritores dos quatro cantos do país, mas o que chama atenção é que tem sido procurada por brasileiros que residem no exterior, como Estados Unidos, Portugal, e França, visando a marca como referência na hora da edição do original.
A editora publicou 20 livros em 2023. Bom para um recomeço, sendo que em 2022, apenas 14. A diferença representa um aumento de quase 25% para a editora de porte médio. Entre as obras publicadas em 2023, Crônicas de Pupa, do escritor Lucas Franco, precursor do gênero na editora. Chá, de Antônio Aruanda, um romance ambientado em Santo Amaro da Purificação com mais de 400 páginas, 3 Chaves da Vida de Gisele Rodrigues utilizando o corpo, a mente e a alma como 3 chaves para o desenvolvimento pessoal e o primeiro box set literário de coletâneas, Coleção Vivaldi, uma inspiração das 4 estações do ano.
Brenda também nos contou que trabalhou arduamente para manter um cronograma 100% ativo da editora, que utiliza o Instagram como ferramenta principal de divulgação: “Criei um cronograma diário de conteúdo para divulgação, a gente fala sobre nossos serviços editoriais e gráficos, catálogo de gêneros e sobre os gêneros em si, compartilhamos trechos de livros em processo editorial, lançamentos, apresentamos esses escritores talentosos para um público maior, um público selecionado, fazemos projetos coletivos para reunir esses talentos e ficamos felizes quando cada um vai encontrando seu espaço e recebendo seu devido mérito.” Ela também cita o sucesso recente de um escritor de Barreiras/BA, chamado Carlos Abdon Quirino: “Esse mérito é unicamente de cada pessoa que trabalha em conjunto com a editora, por exemplo, tivemos recentemente essa alegria de ver um autor recebendo esse prestígio, esse autor, Carlos Abdon Quirino lançou seu livro conosco em 2023, Fino Espelho, uma poesia pessoal, elegante e musicalizada, sonora para ser ouvida por ser extremamente poética. E o lançamento dele foi um sucesso, a 1ª tiragem do livro esgotou antes mesmo do evento. Foi sensacional, e a gente sente a felicidade do autor, a gente compartilha a mesma alegria e satisfação, mesmo que de longe.”
Sobre os 6 lançamentos, Brenda nos falou um pouco sobre alguns dos livros: “São 6 livros fantásticos, um desses que a gente tá trabalhando é uma obra de contos e microcontos de título “Tragicontos”. O autor é do Paraná, Vinícius Fonseca, e escreve maravilhosamente bem. O livro é fascinante, é inteligente, instigante e flerta com a tragédia, a gente tá fazendo um trabalho clássico, o rapaz é excelente. Tem também uma história legal diante esses lançamentos, uma autora de Rolante/RS está publicando seu 2º livro (Entrelinhas) do gênero de poesia, depois de um hiato de 20 anos, Adrianne Rocha, que é a autora, ter nos escolhido como equipe editorial é algo surreal! A gente se sente importante pois estamos fazendo parte de um marco único na vida de alguém que viu em nós a capacidade de produzir o trabalho e ainda nos dando esse privilégio de ficarmos registrados para sempre nesse momento em sua vida. É emocionante! São tantos talentos, os outros livros são de escritoras maravilhosas também, Mag Queiroz (Emoções, gênero poesia), Neldi Senger (Uma janela para o sol, gênero romance) e Catarina Mendes Rodrigues (Pessoas Neurodiversas, gênero autobiográfico e Bebel & Eu, infantil) cada uma realizando um sonho sobre aquilo que acreditam. São temas importantes como a valorização de pessoas LGBTQIA+, lutas e incompreensões de pessoas portadoras de dislexia, e muito mais.”
Todas as informações sobre lançamentos, datas ou contato direto com os autores podem ser acompanhados e encontrados pela página da editora no Instagram @editorialindependentebr
O ano parece ter começado bem para o Selo Editorial Independente e nós desejamos sucesso para todo o restante do ano.