Especialista fala sobre como optar pela técnica pode ser benéfico para pacientes
Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos vêm trazendo uma série de inovações, inclusive para a medicina, com descobertas de novos remédios, vacinas e até mesmo cirurgias com a ajuda de robôs. É isso, mesmo! A cirurgia robótica chegou no Brasil há um tempo, e com pequenas incisões, passou a ser utilizada em alguns casos, segundo o especialista em cirurgia robótica, Dr. Guilherme Berenhauser Leite. Pensando nisso, o médico nos contou cinco vantagens de optar por essa técnica.
- Diminui as complicações:
Como são feitas pequenas incisões, o risco de sangramentos e a dor são menores, assim como a taxa de infecção. Os movimentos do robô são mais precisos, permitindo uma manipulação mínima de estruturas adjacentes.
- Menor tempo internado e se recuperando:
A cirurgia robótica acaba sendo sempre a solução mais eficaz e menos invasiva. Por ser menos traumática, permite um menor tempo de internação e uma recuperação mais rápida, em comparação a cirurgia aberta tradicional. Permitindo retorno mais rápido às atividades normais, mesmo em procedimentos de grande porte.
- Segurança:
A ideia de ter o apoio da plataforma robótica é reduzir o risco do procedimento, além de filtrar movimentos indesejados e tremores nas mãos do cirurgião, a plataforma robótica permite movimentos mais precisos e delicados.
- Resultados estéticos:
Como as incisões são menores que 1 cm, a parte estética tem um benefício maior do que procedimentos convencionais.
- Eficácia:
Todas as cirurgias são feitas de maneira minimamente invasiva, com maior precisão, estabilidade e, também, visibilidade, no caso 3D, o que pode resultar em cirurgias mais seguras e eficazes.