Coleção bilingue busca apoio trazendo 10 histórias que abordam a individualidade de cada criança e as diferentes formas de estar no mundo.

A diversidade entre as pessoas se manifesta desde a infância, quando se começa a notar que alguns são altos, outros baixos; alguns têm olhos azuis, enquanto outros têm olhos castanhos, e assim por diante. Essas características são o que tornam cada ser humano único.  No entanto, como vivenciam as crianças essa incrível diversidade? É essa resposta que a Editora BOC – Books of Citizens – Cidadãos Comuns Transformando Vidas! e seus 10 autores apresentam no livro bilíngue “Knock, Knock – Who’s There?” (“Toc, toc – Quem é?”) que aborda múltiplas facetas. Este emocionante projeto está atualmente em campanha no Cartase-me, onde espera-se arrecadar fundos para sua realização. É a oportunidade para quem quer fomentar a cultura da leitura e fazer parte desta iniciativa que celebra a riqueza das diferenças e promove a inclusão.

A coleção bilíngue é composta por 10 livros cativantes que exploram a singularidade de cada criança e as várias maneiras pelas quais elas experimentam o mundo ao seu redor. Um dos principais pilares dessa coleção é a ênfase na representatividade infantil e na valorização da neurodiversidade. Ao abordar temas como TDAH, TEA (Transtorno do Espectro Autista), Deficiência Física, Síndrome de Down, Ansiedade de Separação, Representatividade Negra e Superdotação, Obesidade Infantil e Daltonismo, Estereótipos de Gêneros e Dislexia, através de histórias não apenas entretêm, mas também educam e promovem a empatia, destacando a riqueza e a beleza da diversidade no universo infantil. Cada página é uma jornada de descoberta e compreensão, destinada a enriquecer o imaginário das crianças e a fortalecer a conexão entre elas e o mundo ao seu redor.

Os coautores são profissionais do âmbito educacional. Fazem parte do projeto: Giovana S. Zanzini Nasciben, Taiz R. Monteiro Martins, Luiza Pradella, Miriam M. Moreira, Gabriela Leitão, Carla O. Querência Elvedosa, Melina Pereira Savi e Gabriel Vieira.  Carolina F. Martins Freitas e Isadora Pereira Costa assinam a coordenação técnica e são coautoras, com coordenação editorial de Roberta Chaves.

A ilustração é de Danillo Souza (foto). “As histórias proporcionam uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre as diferentes habilidades socioemocionais através da conscientização desses temas tão atuais e importantes, que ainda são poucos difundidos para o público em geral. É uma coleção muito especial”, afirma Isadora Pereira Costa.

São 10 diferentes histórias com um personagem central, que apresentam suas peculiaridades. Para Carolina F. Martins Freitas, coordenadora técnica e coautora que escreve sobre a história da Juju, uma menina com Deficiência Física, com muitos desafios e conquistas ao longo do ano escolar, “a coleção bilingue é única e original, com foco na representatividade infantil e neurodiversidade”. Ainda, traz um spoiler sobre o volume que assina “que é uma história emocionante sobre a superação das dificuldades do cotidiano”.

Roberta Chaves atua como coordenadora editorial na coleção bilíngue e é também uma empreendedora notável. Fundou a Editora BOC e criou os BOCs (Box of Cards – jogos de cartas em inglês). Ela enfatiza a importância significativa das narrativas afirmando que “ao apoiar este projeto, a Editora BOC demonstra seu compromisso com a promoção do respeito e a valorização da diversidade. Obras como essas não apenas fortalecem a inclusão, mas também preparam o mundo para um futuro mais promissor.”

 

Quer participar e contribuir adquirindo seus exemplares? Acesse Coleção Bilíngue: Knock, knock! Who’s there? (catarse.me)

Sobre a Editora BOC

Fundada em 2019 e localizada no tradicional bairro da Mooca em São Paulo, a Editora BOC iniciou com uma linha de jogos em inglês. Em 2022, agregou o lançamento de livros. A BOC tem o propósito de dar voz a profissionais de diferentes áreas e transformar vidas. Mais informações sobre a editora BOC acesse www.editoraboc.com.br.