Advogado criminalista Gabriel Habib comenta aumento dos casos de violência contra a mulher

O número de atentados violentos contra a mulheres e crianças tem se tornado cada vez maior em nosso país. Mesmo com a instalação de leis severas, o feminicídio vem crescendo e atormentado a sociedade. O Advogado Criminalista Gabriel Habib, ex-defensor Público Federal, tem acompanhado de perto esses casos e destaca que as tentativas de homicídio contra mulheres cresceram cerca de 9% em relação ao ano anterior, segundo dados de uma matéria do portal G1.

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Habib destacou a importância do rigor nas punições para infratores: “A legislação existe. A Lei Maria da Penha completou 17 anos no último mês de agosto e é uma realidade. Nosso sistema de justiça necessita de punições mais severas para que se possa conter esse tipo de violência”. Destacou.

Gabriel Habib foi Defensor Público Federal entre 2006 e 2019, sendo promovido e passando a atuar em segunda instância nos processos em curso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília), com atuação específica em elaboração de recursos para o STF e para o STJ.

Com diversos livros publicados na área criminal, Gabriel Habib é professor de pós-graduação em instituições como Fundação Getúlio Vargas, PUC-RJ, IBMEC, Universidade Cândido Mendes, entre outras. Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ele tem conquistado êxito em processos relativos à violência doméstica e infantil.